sexta-feira, 25 de julho de 2008

O valor do Conhecimento

O desenvolvimento dos profissionais tornou-se uma premissa mundial para quem deseja sobreviver à acirrada competitividade imposta pelo fenômeno da Globalização. Hoje, no mercado, não existe mais espaço para organizações que ainda teimam em acreditar que o investimento no capital humano é perda de tempo e de investimento. A Vale, por exemplo, é uma empresa que vê resultados concretos quando o assunto é educação corporativa. Para se ter uma idéia, em junho 2003 a companhia criou a Universidade Corporativa VALER que responde pelos programas e projetos multidisciplinares que possuem como foco: educação básica, cidadania corporativa, formação e especialização profissional, além do desenvolvimento de lideranças.
A Vale é a segunda maior mineradora diversificada do mundo em valor de mercado. É líder mundial na produção e exportação de minério de ferro e pelotas, e importante produtora de níquel, concentrado de cobre, bauxita, alumina, potássio, caulim, manganês e ferroligas. Possui escritórios e operações em mais de 30 países, nos cinco continentes. Atualmente, a organização conta com 152 mil colaboradores, incluindo os terceirizados. No Brasil, a sede da Vale é localizada no Rio de Janeiro/RJ e, também, está presente nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Maranhão, Ceará, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Foi a partir da criação da VALER que a organização gerou um novo modelo de governança corporativa e focou a necessidade de implementar ações de educação corporativa capazes de agregar valor ao negócio. Através da participação efetiva das áreas de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, a empresa criou condições específicas e eficazes para atrair, desenvolver e reter talentos.
De acordo com Juliana Bonomo, gerente de Planejamento Estratégico da VALER, priorizar o aproveitamento dos talentos internos é uma das principais políticas de Recursos Humanos da Vale e o trabalho da Universidade Corporativa é muito importante para que isso seja concretizado. Ela explica que a VALER potencializa o talento de cada funcionário e prepara os profissionais para ultrapassar os desafios dos negócios. “Um bom exemplo disso é a evolução dos resultados do preenchimento interno de vagas gerenciais nos últimos três anos: em 2005, 79% das vagas gerenciais foram preenchidas internamente. Em 2007, essa estatística alcançou 92%. A VALER, sem dúvida alguma, tem um papel fundamental e contribui para esses resultados e reforça as políticas de Gestão de Pessoas da Vale”, afirma.
Na prática, a Universidade Corporativa oferece aos colaboradores cursos presenciais e on-line, workshops, congressos e seminários, além de muitas outras atividades de desenvolvimento. É bom destacar que toda essa estrutura de educação corporativa tem como base o mapeamento das competências que atendem às necessidades da organização. E como não poderia ser diferente, a seleção das ações educacionais é realizada de forma bem estruturada e dela participam os gestores, os consultores internos de RH, os especialistas internos de educação e os próprios funcionários da companhia. Esse trabalho em conjunto resulta, por exemplo, na elaboração de PDEquipes (Planos de Desenvolvimento de Equipes), que levam em consideração as reais oportunidades, necessidades e prioridades de desenvolvimento dentro da empresa.
Um fato relevante dentro desse contexto é o PDEquipe - uma ferramenta que a VALER usa, a cada dois anos, para levantar a demanda por desenvolvimento e, dessa forma, planejar a oferta das ações. Os PDEquipes são elaborados pelos gestores das áreas com o suporte de profissionais do Departamento de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, com foco nos objetivos estratégicos da empresa e nas demandas de desenvolvimento de cada área de negócio.
“A VALER também estimula o autodesenvolvimento, oferecendo uma série de atividades educativas livres e voluntárias como, cultura e arte, cursos à distância, seminários, palestras, entre outros. Cabe ao colaborador aproveitar essas oportunidades e se tornar protagonista do seu desenvolvimento”, reforça Juliana Bonomo, ao mencionar que os gestores também dão força a esse ciclo, pois além de participar da construção dos Planos de Desenvolvimento de Equipes, são preparados continuamente pela VALER para serem lideranças transformadoras. O que se espera de um líder na Vale é que ele sempre oriente suas equipes rumo à sustentabilidade.
Os pilares estratégicos - A VALER possui quatro pilares estratégicos que definem o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes ideais para o desenvolvimento dos profissionais. Entre eles, estão:1 - Excelência em Gestão - Condução dos negócios com base nas diretrizes estratégicas e no modelo de governança corporativa, com destaque para o respeito aos acionistas, transparência e estabilidade empresarial.2 - Atuação Global - Visão e orientação para atuar no mercado global, combinando ativos de classe mundial, reconhecida competência, competitividade em produtos e serviços nas diversas áreas de negócio e oportunidades de crescimento.3 - Empreendedorismo - Identificação e antecipação das tendências de mercado e necessidades dos clientes atuais e potenciais, com estímulo à inovação e à capacidade de realização.4 - Responsabilidade Social e Ambiental - Comprometimento com o conceito de desenvolvimento sustentável e correto posicionamento da empresa frente às comunidades próximas das áreas de atuação e na recuperação e proteção do meio ambiente.
Com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento das competências organizacionais e técnicas a VALER conta com cinco centros. O primeiro deles é o “Centro de Gestão e Liderança” que orienta e desenvolve os atuais líderes ou potenciais gestores na compreensão plena de si e de seu papel transformador, garantindo a sustentabilidade das estratégias e resultados empresariais. Já o “Centro de Formação e Especialização Técnica” forma e especializa os funcionários nas competências técnicas requeridas pelo setor produtivo da Vale, integrando a aprendizagem teórico-prática com a realidade profissional e social. O terceiro centro é o “Educação Básica e Profissional” - que oferece educação básica (ensino fundamental e médio) e profissional permanente para o exercício da cidadania, com enfoque integrado de educação e trabalho.
O quarto centro da VALER é o de “Cidadania Corporativa” que tem a responsabilidade de difundir os valores, as políticas e os processos que compõem a identidade corporativa da companhia, sempre estabelecendo e ampliando a conexão empregado-empresa. Por fim, a Universidade Corporativa conta com o “Centro de Inovação em Educação” – que identifica e implementa práticas educacionais inovadoras, favorecendo a multiplicação e construção do conhecimento e a criação de redes de relacionamento.
Quando indagada sobre os benefícios diretos e indiretos que a VALER proporciona à organização, Juliana Bonomo comenta que a educação e o desenvolvimento contínuo de pessoas é essencial para a companhia, pois um dos desafios da indústria mineradora em todo o mundo é a escassez de recursos humanos qualificados. Isso significa que o trabalho da VALER não apenas gera benefícios, mas é um dos principais pilares de sustentabilidade dos negócios da companhia.
Além de trabalhar na oferta de programas que supram a demanda de mão-de-obra, a educação possibilita que a empresa tenha profissionais mais capacitados e competentes, fator base para que a Vale consiga tornar realidade a sua visão. Na visão da gerente de Planejamento Estratégico, a educação é também uma mola propulsora do desenvolvimento das comunidades onde a CVRD atua, sendo responsável pelo aumento da empregabilidade e da renda e, conseqüentemente, pelo aquecimento econômico regional.
“Nos orgulhamos ainda de, indiretamente, contribuir para a construção de um mundo sustentável, já que um dos nossos focos de atuação é disseminar o ‘DNA Vale’, que tem a sustentabilidade, em suas três dimensões – econômica, social e ambiental – como principal componente. Por isso, desenvolvemos competências técnicas e profissionais, mas também valores, atitudes e visões de mundo. Assim, buscamos formar trabalhadores-cidadãos para o trabalho e para vida, pessoas que façam a diferença dentro e fora da empresa”.

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